Orquestra Sinfônica do Paraná abre temporada com obras selecionadas pelo maestro Stefan Geiger - Andersen Ballão Advocacia

Artigos e Publicações

Orquestra Sinfônica do Paraná abre temporada com obras selecionadas pelo maestro Stefan Geiger

Orquestra Sinfônica do Paraná abre temporada com obras selecionadas pelo maestro Stefan Geiger

Publicado em 25/02/2022

IAOSP realiza apresentação no palco do Guairão com obras de Tchaikovsky, Grieg e Ronaldo Miranda

 

A união do clássico e do contemporâneo, do internacional e do nacional: essa é a proposta do Concerto de Abertura da Temporada 2022 da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP). O encontro presencial acontece dia 6 de março, às 10h30, no palco do Guairão, com realização do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP), presidido pelo sócio-fundador da ABA, Wilson José Andersen Ballão.

Com regência do maestro alemão Stefan Geiger, idealizador do IAOSP, a apresentação traz no repertório obras de Tchaikovsky, Grieg e do compositor brasileiro Ronaldo Miranda. A entrada é franca, por ordem de chegada, pois a lotação do teatro segue em 70%, com a manutenção das demais medidas de segurança sanitária.

“O repertório foi selecionado pelo maestro Stefan Geiger e contará com obras de Edvard Grieg, Tchaikovsky e Ronaldo Miranda. Grieg e Tchaikovsky são clássicos do repertório de concerto mundial”, explica o diretor do IAOSP, o advogado da Andersen Ballão Advocacia Francisco Bley. “Além disso, é de suma importância a inclusão de um compositor brasileiro como Miranda, que mostra a qualidade artística e musical de um artista do nosso país, ao lado dos grandes artistas do cânone internacional.”

A seleção de obras traz uma conjunção de emoções: a melancolia da “Sinfonia nº 6” de Tchaikovsky é comumente relacionada com o fim da vida do compositor, ocorrido apenas nove dias após a estreia da obra. Já a “Suíte de Peer Gyn” traz toda a fantasia e a vitalidade do folclore norueguês abordadas no poema lírico de mesmo nome por Henrik Ibsen, musicado por Edvard Grieg – nome mais importante da música da Noruega, terra natal também do pintor Alfredo Andersen, que fez do Paraná sua casa e influenciou muitos artistas locais.

Por sua vez, as “Variações Temporais” do compositor brasileiro Ronaldo Miranda trazem o brilho e a vivacidade que são fruto da pesquisa desse carioca que alcançou destaque internacional, vindo a apresentar suas obras nas casas de concerto mais prestigiadas do mundo.

“A expectativa é grande e a estreia de 2022 é muito aguardada. Será a retomada definitiva das atividades presenciais da Orquestra no contexto da pandemia, e o IAOSP está muito honrado em poder realizar esta ação junto à OSP e ao maestro Stefan Geiger”, finaliza Bley.

Ao longo do ano, o IAOSP também dará sequência à série virtual “Clássicos Regionais” e trará outros concertos presenciais durante a Temporada 2022.

Serviço

Orquestra Sinfônica do Paraná – Concerto de Abertura da Temporada 2022
Domingo, 06/03, às 10h30
Auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão)
Entrada franca, por ordem de chegada.

Matérias Relacionadas

Investimentos públicos e privados dão novo fôlego à Cultura

Depois dos desafios dos últimos anos, a cultura está retornando ao centro das atenções, com investimentos tanto públicos quanto privados A cultura, que sempre foi…

Leia mais

Primeira obra de Alfredo Andersen no Brasil é doada ao…

“Porto de Cabedelo” revela paisagem da chegada do pintor ao Brasil Ao chegar no Brasil, o pintor Alfredo Andersen (1860-1935) retratou a paisagem que avistava,…

Leia mais

Conheça as histórias por trás da sede da ABA, nosso…

Escritório atua no mesmo endereço há 20 anos, preservando a história e a memória da capital paranaense Atender seus clientes em todas as demandas jurídicas…

Leia mais