Newsletters e informes da ABA: mais de uma década de inteligência e segurança jurídica
Publicado em 19/12/2024
De 2013 a 2024, ultrapassamos 140 edições da nossa newsletter mensal, além de dispararmos neste ano 46 informes extraordinários sobre novidades legais de impacto para empresas
Acompanhar as mudanças legais e se manter em conformidade com novas regras é um desafio para empresas no Brasil. As atualizações abrangem esferas federais, estaduais e municipais e variam de acordo com o setor econômico. Ignorá-las significa perda de competitividade e riscos de sanções, desgastes com stakeholders e danos à reputação. Para que nossos parceiros de negócio enfrentem esse panorama com segurança jurídica, a Andersen Ballão Advocacia publica uma newsletter mensal com análises aprofundadas sobre questões jurídicas da atualidade, bem como informes extraordinários sobre temas pontuais urgentes.
Este ano, ultrapassamos a 140ª edição da newsletter mensal que circula desde abril de 2013 com matérias e artigos. A produção desse conteúdo mobiliza especialistas dos nossos departamentos Corporativo, Societário, Tributário, Contencioso, Trabalhista, Público e Aduaneiro/Paralegal, que compartilham conhecimento adquirido em sua experiência profissional e acadêmica. Já nossos informes extraordinários chegaram a 46 edições este ano, que destacam novas leis, decisões judiciais e informações relevantes para as empresas.
VÍNCULOS FORTALECIDOS
Atualizamos nossos clientes, parceiros e mercado com novidades jurídicas e informações sobre o escritório, o que fortalece nosso vínculo com o público, como destaca o gerente jurídico, Gil Justen, que participa da gestão dessa publicação desde sua criação. “Entendemos que um escritório de advocacia deve atuar como agente de informação, esclarecendo temas jurídicos relevantes”, afirma.
Gil atua juntamente com a agência de comunicação Smartcom, responsável pela criação da identidade visual, diagramação, curadoria e desenvolvimento dos boletins mensais. Uma novidade deste ano foi a atualização do layout, que deixou o conteúdo mais legível e dinâmico para o público.
Segundo a diretora da Smartcom, Silvana Piñeiro, que também conduz o planejamento editorial do veículo, a ABA exerce um serviço de combate à desinformação que, em tempos de fakenews, faz diferença no planejamento estratégico de empresas parceiras. “Priorizamos que as informações sejam transmitidas em uma linguagem clara, mas sem perder a qualidade e o aspecto técnico característicos do escritório, além de trazer uma experiência visual convidativa e agradável ao leitor no acesso às informações de interesse”, destaca.
SEGURANÇA JURÍDICA
Nos últimos três anos, enviamos em média 40 informes extraordinários por ano, com a finalidade de alertar rapidamente clientes e parceiros sobre mudanças legislativas e outros temas jurídicos urgentes. Com formato objetivo, os comunicados garantem que as empresas estejam sempre um passo à frente na adaptação às novidades jurídicas
No auge da pandemia da Covid-19, os informes da ABA orientaram empresas em meio às mudanças regulatórias. Comunicamos desde as normas relacionadas à suspensão de contratos de trabalho até as diretrizes para teletrabalho e distanciamento social para que organizações pudessem operar de acordo com a legislação vigente.
Como o Brasil é um país que ganha em média duas novas regras fiscais por hora, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, é natural que o nosso Departamento Tributário seja uma das áreas que mais movimente os informes extraordinários. Só em 2024, a equipe foi responsável por 25 informes.
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