
Primeira obra de Alfredo Andersen no Brasil é doada ao MCAA
Publicado em 31/05/2023
“Porto de Cabedelo” revela paisagem da chegada do pintor ao Brasil
Ao chegar no Brasil, o pintor Alfredo Andersen (1860-1935) retratou a paisagem que avistava, em uma das paradas da embarcação, mostrando o Porto de Cabedelo, na Paraíba, no Nordeste. Essa foi a sua primeira tela pintada no Brasil. Feita em um pequeno formato, Andersen reproduziu a obra em uma tela maior, de 0.90 × 1.50m, que foi doada recentemente ao acervo do Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA), em Curitiba.
Fernando Xavier, advogado e antigo proprietário da obra, esclarece que o fato de o Paraná já contar com um museu dedicado ao artista motivou a doação. “É uma oportunidade para que mais pessoas possam ter acesso à arte de Alfredo Andersen”, comenta. Já para Wilson Andersen Ballão, advogado e bisneto do artista e fundador da Andersen Ballão Advocacia, ter essa obra no MCAA é motivo de orgulho. “Além de render homenagens a quem tanto fez pelas artes e a sociedade como um todo, é uma oportunidade a mais do público conhecer o primeiro registro de uma paisagem brasileira feita por ele”, conta. “Esse quadro mudou a vida dele, fez com que ele se apaixonasse pelas cores, o sol, a luz do Brasil, e tenho a impressão de que isso pesou bastante na hora que ele decidiu ficar aqui. Ele era Alfred e aqui virou Alfredo”, finaliza.
Sociedade Amigos de Alfredo Andersen
Wilson Ballão é também presidente da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, administrada pelo Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor da Andersen Ballão Advocacia. Marcella Souza, advogada e coordenadora do setor e diretora administrativa da Sociedade, ressalta seu papel: “a Sociedade tem como foco preservar e difundir a memória do artista. Sendo assim, momentos como este da chegada de uma obra simbólica ao Museu, retratam a nossa satisfação em cumprir com esse desígnio primordial. Para nós, é mais um passo rumo à valorização e reconhecimento cada vez maiores que o Andersen representa e tem alcançado, inclusive a níveis nacional e internacional”, comenta Marcella. “Especificamente quanto ao público paranaense, democratizar o acesso às obras de Andersen significa proporcionar informação e identificação com sua própria história, com a identidade cultural do Paraná, onde Andersen se faz tão presente. Por isso é tão importante atitudes como essa do doador da obra”, completa.
A doação aconteceu no dia 04 de maio, em cerimônia no Palácio Iguaçu com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior e a tela foi colocada em exposição ao público no dia 27 de maio no MCAA.
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