
Os desafios da filantropia corporativa em 2024
Publicado em 01/02/2024
As perspectivas são promissoras, à medida que as empresas se tornam mais conscientes de seu papel na construção de um futuro sustentável
O cenário da filantropia corporativa para o ano de 2024 apresenta um quadro dinâmico, no qual empresas buscam equilibrar seus objetivos financeiros com o compromisso crescente de contribuir para o bem-estar social e ambiental.
Neste momento, as organizações da sociedade civil (OSCs) desempenham papéis importantes atendendo demandas sociais e ambientais em setores como educação, cultura e direitos humanos. No entanto, muitas delas ainda enfrentam dificuldades no acesso a recursos filantrópicos.
“Sem dúvidas, a parte da captação é a mais complexa no terceiro setor. O acesso a médios e grandes investidores é praticamente nulo para as OSC’s menores ou as das periferias, por exemplo, o que faz com que, além de precisarem de projetos de qualidade e burocraticamente realizáveis, assim como as grandes entidades, também tenham que dedicar muito mais tempo nas tentativas de acesso aos recursos”, diz a coordenadora do Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor, Marcella Souza.
Nos últimos anos muitas das OSCs que receberam apoio tinham desenvolvido projetos para ajudar quem foi prejudicado de alguma maneira pela pandemia. É o que diz o Censo GIFE 22/23, publicado em novembro de 2023. Segundo essas informações, 61% dos investidores sociais declararam um total de R$ 838milhões em doações para OSCs. Em 2020, 64% desses investidores mobilizaram um montante de R$ 2,16 bilhões e 57% das OSCs apoiadas nesse período tiveram iniciativas de enfrentamento à pandemia.
Com papel relevante para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, as organizações da sociedade civil (OSCs) demandam maior atenção ao direcionamento de recursos do setor filantrópico para a garantia de uma sustentabilidade equilibrada.
O desafio, segundo a coordenadora, é ajudar essas OSCs no desenvolvimento de projetos que consigam ser viabilizados. “É necessário que haja, além de toda a parte de elaboração e desenvolvimento de projetos pela OSC, uma linha de sustentabilidade e continuidade, a fim de que desperte o interesse dos apoiadores e incentivadores que buscam qualificações como empresas comprometidas com responsabilidade social e ESG“, afirma.
As perspectivas para a filantropia corporativa em 2024 são promissoras, à medida que as empresas se tornam mais conscientes de seu papel na construção de um futuro sustentável. A tecnologia desempenha um papel crucial, facilitando o engajamento direto entre as empresas e as comunidades beneficiadas.
Prevê-se um aumento na adoção de modelos de negócios socialmente orientados, nos quais empresas não apenas doam recursos financeiros, mas compartilham expertise e recursos humanos para resolver desafios complexos.
“O cenário da inovação tecnológica é imprescindível para o alinhamento entre as OSC’s e os investidores corporativos hoje em dia. Faz com que as empresas localizem e escolham de maneira mais ágil e fácil, por meio de aplicativos e novas tecnologias, por exemplo, as entidades que estejam igualmente buscando serem apoiadas”, alerta Marcella Souza.
Neste compromisso das empresas com o bem-estar social e ambiental, a colaboração e a inovação emergem como ferramentas essenciais para enfrentar desafios persistentes e construir um futuro mais justo e sustentável para todos.
Matérias Relacionadas

Investimento social privado transforma realidades
Prática ganha força no Brasil ao alinhar impacto social, reputação empresarial e envolvimento comunitário O investimento social privado (ISP) no Brasil vem ganhando relevância como…
Leia mais
ABA promove evento sobre incentivos fiscais da Lei do Bem…
Palestra abordou as oportunidades disponíveis para empresas tributadas pelo Lucro Real A inovação é um dos principais motores para a competitividade no ambiente empresarial atual.…
Leia mais
Seguradora deve comprovar fato excludente de cobertura em indenização securitária
O caso analisado pelo STF trata de recusa de pagamento de indenização por sinistro em maquinário O debate sobre o ônus da seguradora em comprovar…
Leia mais