Juízes passam a ter acesso ao sistema de FGTS em tempo real - Andersen Ballão Advocacia

Artigos e Publicações

Juízes passam a ter acesso ao sistema de FGTS em tempo real

Juízes passam a ter acesso ao sistema de FGTS em tempo real

Publicado em 07/01/2020

Agora é possível verificar a situação da conta do trabalhador reclamante via acesso online

Desde o mês de fevereiro, os magistrados e servidores da Justiça do Trabalho em todo o Brasil têm acesso online às informações do sistema de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A consulta é possível por força do acordo de cooperação técnica firmado entre o o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e a Caixa Econômica Federal, o qual viabilizou o acesso ao sistema.

Esse acordo oferece ao juiz mais uma ferramenta na busca da verdade real. O acesso dá a possibilidade ao juiz ou servidor, a qualquer momento, como por exemplo em audiência ou no momento da decisão judicial, conferir se a empresa depositou ou não o FGTS devido ao trabalhador autor da causa. Anteriormente, o processo era mais demorado, pois necessário que o juiz solicitasse a informação à Caixa por ofício.

A advogada trabalhista da Andersen Ballão Advocacia, Carla Ciendra Costa Alberti, analisa o tema: “Os processos ficam mais céleres. A tendência dominante na Justiça do Trabalho aponta para um acompanhamento cada vez mais próximo do Judiciário quanto ao cumprimento de obrigações trabalhistas pelas empresas. Os empregadores devem se adaptar a essa nova realidade para não serem surpreendidos”, explica.

A advogada acrescenta ainda que, com o convênio, os processos trabalhistas desse gênero ficaram de fato mais transparentes. “De um certo ângulo, a situação favorece os empregadores mais organizados e eficientes, em detrimento daqueles devedores contumazes de obrigações trabalhistas”, finaliza Carla.

Matérias Relacionadas

Tema Repetitivo 929 do STJ: o consumidor deve provar má-fé…

Precedente qualificado do tribunal alerta empresas sobre adoção medidas preventivas contra erros que possam gerar prejuízos financeiros e litígios   Cobranças indevidas ocorrem por uma…

Leia mais
De 2013 a 2024, ultrapassamos 140 edições da nossa newsletter mensal

Newsletters e informes da ABA: mais de uma década de…

De 2013 a 2024, ultrapassamos 140 edições da nossa newsletter mensal, além de dispararmos neste ano 46 informes extraordinários sobre novidades legais de impacto para…

Leia mais
Campanha do Instituto Casa da Mãe Joana, apoiada pela ABA, impactou 650 crianças

Campanha apadrinha e presenteia crianças em situação de vulnerabilidade

ABA une forças com os institutos Princesa Benedikte e Casa da Mãe Joana para proporcionar um Natal Solidário a 650 meninos e meninas   Neste…

Leia mais