Exposição de Alfredo Andersen na Noruega celebra artista em sua terra natal - Andersen Ballão Advocacia

Artigos e Publicações

Exposição de Alfredo Andersen na Noruega celebra artista em sua terra natal

Publicado em 03/11/2022

Artista considerado pai da pintura paranaense, o norueguês naturalizado brasileiro Alfredo Andersen foi celebrado internacionalmente em evento na Câmara de Comércio Brasil – Noruega, em Oslo. A exposição “Brazil 200” aconteceu de 31 de outubro a 2 de novembro, com três dias de ações que marcaram os 200 anos de Independência do Brasil e os 180 de relação do país com a Noruega.

Andersen é bisavô do Dr. Wilson José Andersen Ballão, sócio fundador da Andersen Ballão Advocacia e presidente da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, entidade que preserva o patrimônio histórico e artístico do artista, além de desenvolver programas e projetos junto ao Museu Alfredo Andersen, em Curitiba.

“A permanência de Andersen no cenário artístico nacional e internacional, por meio da influência que exerceu sobre seus discípulos e as futuras gerações de artistas visuais, torna a participação nessa exposição algo em completo diálogo com a contemporaneidade”, explica a coordenadora do Departamento de Assuntos Culturais e Terceiro Setor da Andersen Ballão Advocacia, Marcella Souza.

Durante os três dias de evento, além da mostra exclusiva sobre a obra de Andersen, aconteceram workshops nas áreas de negócios, cultura, empreendedorismo, moda e sustentabilidade. Os palestrantes foram Oskar Metsavaht, fundador da marca Osklen, Peter Munck, diretor da Children At Risk Foundation – OSC (Organização da Sociedade Civil) focada em crianças em situação de vulnerabilidade social –, e a brasileira historiadora da arte Amélia Siegel Corrêa, que também atua junto à Sociedade Amigos de Alfredo Andersen e fez a palestra de abertura do evento, bem como um workshop aprofundado sobre o artista.

A exposição contou com obras do pintor produzidas tanto na Noruega quanto no Brasil, além de um vídeo-arte que apresenta um compilado robusto dos quadros de Andersen, produzido por Eliane Prolik e Larissa Schipp.

Andersen chegou ao Brasil em 1893, e as mostras internacionais, além de toda sua bagagem cultural e artística, confirmam seu nome como um dos pintores mais importantes na arte brasileira.

Matérias Relacionadas

Tema Repetitivo 929 do STJ: o consumidor deve provar má-fé…

Precedente qualificado do tribunal alerta empresas sobre adoção medidas preventivas contra erros que possam gerar prejuízos financeiros e litígios   Cobranças indevidas ocorrem por uma…

Leia mais
De 2013 a 2024, ultrapassamos 140 edições da nossa newsletter mensal

Newsletters e informes da ABA: mais de uma década de…

De 2013 a 2024, ultrapassamos 140 edições da nossa newsletter mensal, além de dispararmos neste ano 46 informes extraordinários sobre novidades legais de impacto para…

Leia mais
Campanha do Instituto Casa da Mãe Joana, apoiada pela ABA, impactou 650 crianças

Campanha apadrinha e presenteia crianças em situação de vulnerabilidade

ABA une forças com os institutos Princesa Benedikte e Casa da Mãe Joana para proporcionar um Natal Solidário a 650 meninos e meninas   Neste…

Leia mais