Assessoria e consultoria jurídica trabalhista são cruciais num ano de instabilidades econômicas e políticas - Andersen Ballão Advocacia

Artigos e Publicações

Assessoria e consultoria jurídica trabalhista são cruciais num ano de instabilidades econômicas e políticas

Assessoria e consultoria jurídica trabalhista são cruciais num ano de instabilidades econômicas e políticas

Publicado em 25/02/2022

Vários segmentos econômicos que movem o Brasil são atendidos pela ABA com segurança e compliance

 

Mais do que nunca, o mundo empresarial precisa de assessoria jurídica que não apenas conduza adequadamente os momentos de litígio, mas também ofereça consultoria preventiva, precisa e eficaz. Essa é a proposta que sempre pautou os serviços prestados pelo Departamento Trabalhista da Andersen Ballão Advocacia (ABA).

“Ao longo dos 42 anos de tradição da ABA, reunimos expertise em inúmeros setores da economia, o que nos permite apoiar nossos clientes em todo tipo de demanda, ao mesmo tempo em que nos mantemos sempre atualizados para atender situações trazidas pelos novos modos de trabalho”, explica o sócio-coordenador do Departamento Trabalhista da ABA, Edson Hauagge.

O departamento é dividido em três áreas, que reúnem um time qualificado de 16 profissionais: o contencioso, que cuida de ações trabalhistas promovidas contra os clientes; direito coletivo ou sindical, que atua em negociações de convenções e acordos coletivos; e a consultoria, que tira as dúvidas regulares e elabora pareceres para os clientes.

Os segmentos da economia atendidos abrangem setores de alta importância econômica, tais como Óleo e Gás, Tecnologia da Informação, Indústria Automotiva, Papel e Celulose, Infraestrutura, Agronegócio, entre outros.

Desafios de 2022 exigem tradição, conhecimento e uma estrutura sólida ao lado do cliente

Entre as particularidades deste ano estão a retomada das atividades no cenário pós-pandemia, as flutuações do câmbio e, agora, os conflitos internacionais. “A grande expectativa de todo o mercado é o fim da pandemia, que traz uma série de desafios, com destaque para o retorno ao trabalho presencial. Ele será gradativo, abrupto, ou será mantido o modelo híbrido? Tudo isso traz grandes implicações para as empresas”, explica o advogado.

Essas questões são ainda mais importantes ao se tratar com as novas gerações de trabalhadores, que têm demandas ligadas às novas tecnologias e anseios contemporâneos.

“O segundo desafio, neste momento, é a instabilidade econômica no Brasil, que ainda tende a ser agravada pelas eleições deste ano, e a expectativa de instabilidade mundial em decorrência da tensão gerada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, que também acaba por afetar a economia brasileira e gera vários impactos relevantes”, avalia Hauagge.

Nesse contexto, é fundamental para as empresas garantirem a segurança jurídica em todas as suas áreas, com o apoio de uma assessoria sólida e experiente.

Matérias Relacionadas

Investimento social privado transforma realidades

Prática ganha força no Brasil ao alinhar impacto social, reputação empresarial e envolvimento comunitário O investimento social privado (ISP) no Brasil vem ganhando relevância como…

Leia mais

ABA promove evento sobre incentivos fiscais da Lei do Bem…

Palestra abordou as oportunidades disponíveis para empresas tributadas pelo Lucro Real A inovação é um dos principais motores para a competitividade no ambiente empresarial atual.…

Leia mais

Seguradora deve comprovar fato excludente de cobertura em indenização securitária

O caso analisado pelo STF trata de recusa de pagamento de indenização por sinistro em maquinário O debate sobre o ônus da seguradora em comprovar…

Leia mais