
Arte paranaense a seu dispor
Publicado em 07/01/2020
Exposições dão oportunidade aos curitibanos de conhecer melhor os artistas que fizeram e fazem história no Paraná.
O escritório Andersen Ballão, por meio de seu Departamento de Assuntos Culturais e de Terceiro Setor, presta assessoria em todas as questões jurídicas e administrativas do Museu Alfredo Andersen e da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen. Entre as missões do espaço e da entidade, está a promoção da arte paranaense. Diante disso, no primeiro semestre deste ano, três exposições foram organizadas para dar aos curitibanos a oportunidade de conhecer melhor alguns dos artistas que fizeram e fazem história no Estado. Abaixo seguem as indicações do Departamento da ABA.
Cerca de 80 obras do pai da pintura paranaense e de seus discípulos são o destaque da exposição “Trajetória: 114 anos da Escola de Alfredo Andersen”, em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON) até o dia 12 de março. Nessa mostra, é possível encontrar obras do pintor Alfredo Andersen e de alguns de seus principais alunos – que também se transformaram em importantes artistas locais, entre eles: Estanislau Traple, Theodoro de Bona, Lange de Morretes, José Daros, Helena Wong e Domício Pedroso.
O Museu Alfredo Andersen (MAA) também traz à memória a importância do legado do pintor norueguês por meio da exposição “Um século de Arte no Paraná”, em cartaz até o dia 5 de março. Nela, de igual forma é possível ter contato com obras que marcaram a história da arte no Estado.
Já a exposição “Poema Sem Rosto” aborda a arte paranaense contemporânea. A mostra, também em cartaz no MAA, revela o talento da artista Ivana Lima por meio de 25 gravuras digitais associadas à época de infância da gravurista. Foram usadas fotografias pessoais da artista e de seus amigos para ilustrar situações cotidianas com personagens sem rosto definido, o que permite que o visitante se projete e se identifique com as memórias de Ivana.
Para o Dr. Wilson José Andersen Ballão – sócio fundador da ABA, presidente da Sociedade Amigos Alfredo Andersen e um dos maiores colecionadores do pintor norueguês – do qual é bisneto – trata-se de exposições de extrema importância para perpetuar a memória e o trabalho daqueles que marcaram a pintura paranaense, muitos deles precursores do Movimento Paranista. “Foi uma curadoria ampla, algumas obras vieram do meu acervo, outras foram garimpadas na própria Noruega. Vale a pena prestigiar o repertório de um estrangeiro que escolheu ficar no Brasil mesmo diante das inúmeras dificuldades de se viver de arte na Curitiba da época e mesmo com convites do Governo norueguês para o seu retorno à terra natal”, enfatiza.
Exposição Trajetória: 114 anos da Escola de Alfredo Andersen
Data: até o dia 12 de março
Hora: de terça a domingo, das 10h às 18h, com acesso às salas até às 17h30.
Local: Museu Oscar Niemeyer (MON).
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico.
Entrada: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia)
Exposição Um século de Arte no Paraná
Data: até o dia 5 de março
Hora:Segunda a sexta, das 9h às 18h. Sábados e domingos, das 10h às 16h.
Local: Museu Alfredo Andersen
Endereço: Rua Mateua Leme, 336 – São Francisco
Entrada: gratuita
Exposição Poema sem Rosto
Data: até o dia 26 de março
Hora: Segunda a sexta, das 9h às 18h. Sábados e domingos, das 10h às 16h.
Local: Museu Alfredo Andersen
Endereço: Rua Mateua Leme, 336 – São Francisco
Entrada: gratuita
Matérias Relacionadas

Investimento social privado transforma realidades
Prática ganha força no Brasil ao alinhar impacto social, reputação empresarial e envolvimento comunitário O investimento social privado (ISP) no Brasil vem ganhando relevância como…
Leia mais
ABA promove evento sobre incentivos fiscais da Lei do Bem…
Palestra abordou as oportunidades disponíveis para empresas tributadas pelo Lucro Real A inovação é um dos principais motores para a competitividade no ambiente empresarial atual.…
Leia mais
Seguradora deve comprovar fato excludente de cobertura em indenização securitária
O caso analisado pelo STF trata de recusa de pagamento de indenização por sinistro em maquinário O debate sobre o ônus da seguradora em comprovar…
Leia mais