
Inovação Jurídica no IDD Summit 2024
Publicado em 03/07/2024
Advogados da ABA palestraram sobre restituição de créditos vinculados ao investimento em inovação tecnológica e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A Andersen Ballão Advocacia marcou presença no IDD Summit Especial 15 Anos, um evento repleto de inovações, atualizações e networking de alta qualidade. O encontro imersivo aconteceu de 27, a 29 de junho, no Instituto de Engenharia do Paraná e advogadosda ABA palestraram sobre temas de relevância no cenário nacional, oferecendo experiências enriquecedoras para profissionais e entusiastas da área.
Na primeira noite do evento a advogada Cecília Natucci liderou uma dinâmica entre os participantes, com a temática: ‘quais são os desafios legais em grandes projetos de construção e como podemos abordá-los’.
No encerramento do IDD Summit foram destaque as palestras do advogado Marco Zorzi, head da equipe de direito digital da ABA, juntamente com a advogada Maria Alice Boscardin, uma das coordenadoras do departamento de direito tributário da ABA, que abordaram temas atuais e relevantes como a ‘restituição de créditos vinculados ao investimento em inovação tecnológica e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).’
Maria Alice Borcardin avalia que “a participação de um escritório de advocacia em um evento pensado para o setor de engenharia civil proporcionou uma troca de conhecimento extremamente enriquecedora, provando a importância do intercâmbio de informações entre diferentes setores.” Maria Alice ressaltou ainda que “a engenharia é, por excelência, um ambiente de muita pesquisa em que a inovação e o uso de novas tecnologias são constantes. Poder conjugar tais características com benefícios fiscais é uma excelente oportunidade para a maximização de eficiência e redução de gastos.”
Para o advogado Marco Zorzi, um encontro como este tem o potencial de abordar temas que são de extrema importância, pois “do ponto de vista da proteção de dados, é impossível não notar a relação estrita entre inovação/novas tecnologias e bases de dados. O tratamento desses dados, com transparência e segurança, permite a maximização do valor desse patrimônio e pode constituir um diferencial competitivo para a empresa”.
Matérias Relacionadas

Seguradora deve comprovar fato excludente de cobertura em indenização securitária
O caso analisado pelo STF trata de recusa de pagamento de indenização por sinistro em maquinário O debate sobre o ônus da seguradora em comprovar…
Leia mais
Regulamentação do mercado de créditos de carbono aumenta a segurança…
Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa será implementado em fases A intensificação de eventos climáticos extremos, como as enchentes…
Leia mais
Estudo mostra que Brasil avança na democratização de acesso à…
Leis de incentivo fortalecem indústria criativa e geram impacto econômico positivo A cultura brasileira é conhecida mundialmente pela sua diversidade e riqueza de expressões em…
Leia mais