ABA implanta setor de controladoria jurídica - Andersen Ballão Advocacia

Artigos e Publicações

ABA implanta setor de controladoria jurídica

ABA implanta setor de controladoria jurídica

Publicado em 07/01/2020

Nova área vai aprimorar a gestão de processos e acelerar o fluxo de informações processuais

Analisar e aprimorar as suas estratégias de gestão tem sido uma constante para a Andersen Ballão Advocacia. Esse processo se intensificou em 2012, com a contratação de uma consultoria especializada que impulsionou as áreas de Comunicação, Finanças, Gestão de Pessoas e Gerência Jurídica. Em 2016, as mudanças continuam com o desenvolvimento do setor de Controladoria Jurídica da ABA, um órgão que visa aperfeiçoar ainda mais a gestão de processos e elevar a qualidade das informações prestadas aos clientes.

A controladoria jurídica da ABA vai atuar em três frentes: no controle de processos, nos indicadores de desempenho e gestão de carteira e no auxílio às boas práticas de compliance. Para coordenar essas atividades, no início deste ano, a equipe do escritório ganhou um importante reforço: a advogada especializada em Gestão Empresarial Marcella Marinho Vicentini Bordignon, contratada especialmente para a função.

Marcella explica que, no que diz respeito ao controle de processos, o mais novo setor da ABA fará a auditoria dos procedimentos de trabalho de seus profissionais, como o controle de audiências, petições, prazos processuais, entre outras atividades. ”Esse controle vai permitir uma análise mais detalhada de casos específicos e garantir alta segurança aos trâmites de cada processo”, enfatiza a advogada.

Outra responsabilidade da controladoria jurídica da Andersen Ballão será a apresentação de indicadores de desempenho e gestão de carteira. A nova controller explica que a auditoria dos processos vai permitir aos gestores do escritório analisar as estatísticas de suas equipes, carteiras e potenciais: “será possível analisar de forma estratégica o comportamento da carteira de ações e o potencial dos colaboradores”.

Essa constante conferência de informações e a elaboração de estatísticas e indicadores de desempenho da equipe vai trazer, ainda, uma maior transparência no cumprimento das regras de compliance. Segundo Marcella, isso será possível pois a controladoria jurídica “vai potencializar a aplicação de princípios éticos e auxiliar a emissão de relatórios de auditoria a clientes”.

A advogada se declara consciente do grande desafio e responsabilidade que tem pela frente, mas demonstra excelentes expectativas sobre a implantação do mais recente setor do escritório. “Integraremos os métodos já utilizados pelos departamentos da ABA e unificaremos a forma de comunicação. Isso vai trazer maior objetividade de informações e garantia de continuidade no cumprimento das demandas dos clientes com excelência”, coloca.

Matérias Relacionadas

Tema Repetitivo 929 do STJ: o consumidor deve provar má-fé…

Precedente qualificado do tribunal alerta empresas sobre adoção medidas preventivas contra erros que possam gerar prejuízos financeiros e litígios   Cobranças indevidas ocorrem por uma…

Leia mais
De 2013 a 2024, ultrapassamos 140 edições da nossa newsletter mensal

Newsletters e informes da ABA: mais de uma década de…

De 2013 a 2024, ultrapassamos 140 edições da nossa newsletter mensal, além de dispararmos neste ano 46 informes extraordinários sobre novidades legais de impacto para…

Leia mais
Campanha do Instituto Casa da Mãe Joana, apoiada pela ABA, impactou 650 crianças

Campanha apadrinha e presenteia crianças em situação de vulnerabilidade

ABA une forças com os institutos Princesa Benedikte e Casa da Mãe Joana para proporcionar um Natal Solidário a 650 meninos e meninas   Neste…

Leia mais