ABA compartilha sua expertise em compliance - Andersen Ballão Advocacia

Artigos e Publicações

ABA compartilha sua expertise em compliance

ABA compartilha sua expertise em compliance

Publicado em 07/01/2020

Escritório aplica treinamento sobre o tema em parceria com a AHK Paraná

No dia 17 de novembro, a equipe do Departamento Societário da Andersen Ballão Advocacia compartilhou o seu know how em torno da nova lei anticorrupção e de procedimentos de compliance a um interessado grupo de executivos associados à Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná).

A iniciativa fez parte da AHK Akademie, um projeto da Câmara que oferece treinamentos in house a gestores, empreendedores, executivos e demais profissionais do mercado paranaense. O sócio Ivens Henrique Hübert, especialista no assunto, foi o instrutor do treinamento nas dependências da ABA 1.

O fato de uma empresa passar a responder por atos de corrupção realizados por seus funcionários gera preocupação para a iniciativa privada. Afinal, os prejuízos financeiros são grandes se o envolvimento em corrupção for comprovado. De acordo com o advogado Ivens Hübert, uma multa por envolvimento em corrupção pode chegar a 20% do faturamento bruto de uma companhia, valor sujeito à redução em até quatro pontos percentuais em virtude da existência e aplicação de um programa de compliance.

Diante do exposto acima, percebe-se a importância de aprofundar o tema por meio da troca de experiências com profissionais especializados. Durante o encontro, foram compartilhados conteúdos como: a corrupção pública e os agentes privados – práticas ilegais e seu controle; a Lei Anticorrupção; Programas internos de Compliance – códigos de conduta e implementação de práticas de controle e acordos de Leniência.

Na visão do diretor administrativo-financeiro da Bardusch, Carlos Polakowski, que participou do treinamento, uma troca de conhecimentos como essa é muito importante para o dia a dia das empresas. “Estamos imergidos neste assunto pois iniciamos a estruturação do programa de compliance e a previsão é que fique pronto até junho do próximo ano. Além disso, infelizmente a corrupção é algo atual, portanto a discussão torna-se altamente necessária”, completa.

Matérias Relacionadas

Investimento social privado transforma realidades

Prática ganha força no Brasil ao alinhar impacto social, reputação empresarial e envolvimento comunitário O investimento social privado (ISP) no Brasil vem ganhando relevância como…

Leia mais

ABA promove evento sobre incentivos fiscais da Lei do Bem…

Palestra abordou as oportunidades disponíveis para empresas tributadas pelo Lucro Real A inovação é um dos principais motores para a competitividade no ambiente empresarial atual.…

Leia mais

Seguradora deve comprovar fato excludente de cobertura em indenização securitária

O caso analisado pelo STF trata de recusa de pagamento de indenização por sinistro em maquinário O debate sobre o ônus da seguradora em comprovar…

Leia mais