A ABA e as suas afinidades com a área cultural
Publicado em 07/01/2020
Engajamento do sócio fundador do escritório amplia demandas por consultoria jurídica neste segmento
A cultura e as artes têm sido alvo da dedicação do sócio fundador do escritório, o Dr. Wilson Ballão, desde o início de sua carreira. Tal paixão foi herdada do bisavô, o famoso pintor norueguês Alfredo Andersen, e tem conduzido o advogado a diversas conquistas: hoje, ele é fundador e presidente da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, já foi Conselheiro do Museu Oscar Niemeyer e, em setembro, foi nomeado em assembleia como presidente do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná – IAOSP.
A inauguração de um departamento específico para Assuntos Culturais e Terceiro Setor em 2014 foi uma consequência deste engajamento do fundador da ABA. Atualmente, sob a coordenação da advogada Marcella Souza, este departamento oferece consultoria jurídica especalizada a empresas interessadas em patrocinar eventos e grupos artísticos, entidades que desejam propor projetos, companhias que almejam entrar em editais, espaços que precisam potencializar a sua administração, organizações que necessitam gerir as suas propriedades intelectuais, entre outras demandas.
A proximidade da Andersen Ballão com algumas entidades culturais de significativa relevância local também é um dos motivos do crescente volume de trabalho deste Departamento nos últimos anos. Por meio da relação com a Secretaria Estadual de Cultura do Paraná, em razão da gestão compartilhada do Museu Alfredo Andersen com a Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, o escritório participa de todas as questões jurídicas e administrativas do Museu.
Também com a administração do Teatro Guaíra a ABA tem se envolvido, atuando em parcerias com a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra e na criação do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná, além de prestar consultoria à própria Diretoria do Teatro e ao PALCOPARANÁ – Serviço Social Autônomo criado pelo Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG) como solução para regularizar os cargos artísticos mantidos pelo espaço.
Questões burocráticas, jurídicas e administrativas que envolvem projetos da Lei Rouanet também estão entre as atribuições do Departamento de Assuntos Culturais da ABA. Além dos projetos citados, outras ações estão sendo tocadas pela ABA neste segmento. Entre elas, estão: o acompanhamento e assessoramento na reforma do Belvedere – edifício pertencente à Academia Paranaense de Letras na Praça João Cândido e a parceria no projeto Dança nas Escolas, do produtor cultural Octavio Nassur.
Matérias Relacionadas
Tema Repetitivo 929 do STJ: o consumidor deve provar má-fé…
Precedente qualificado do tribunal alerta empresas sobre adoção medidas preventivas contra erros que possam gerar prejuízos financeiros e litígios Cobranças indevidas ocorrem por uma…
Leia maisNewsletters e informes da ABA: mais de uma década de…
De 2013 a 2024, ultrapassamos 140 edições da nossa newsletter mensal, além de dispararmos neste ano 46 informes extraordinários sobre novidades legais de impacto para…
Leia maisCampanha apadrinha e presenteia crianças em situação de vulnerabilidade
ABA une forças com os institutos Princesa Benedikte e Casa da Mãe Joana para proporcionar um Natal Solidário a 650 meninos e meninas Neste…
Leia mais