Atividades jurídicas da ABA passam pelos 5 continentes
Publicado em 20/12/2022
Descubra as tendências internacionais no mundo dos negócios para 2023
Com experiência de 43 anos no direito brasileiro e no direito internacional, a Andersen Ballão Advocacia (ABA) realiza atividades jurídicas nos cinco continentes. Essa expansão é fruto da dedicação dos nossos times a clientes de todo o mundo, com atenção às particularidades que cada contexto apresenta.
Conforme o sócio diretivo da ABA Gustavo Almeida, o serviço internacional sempre representou uma fatia preponderante no trabalho da banca, com o suporte a importantes investimentos estrangeiros no Brasil e vice-versa. “Os setores mais relevantes nessa atuação são o de Tecnologia da Informação, que manifesta um grande crescimento há vários anos, o automotivo, cuja atividade é cíclica, o de petróleo e gás, que no momento registra retomada, e, é claro, o agronegócio, vocação do país e que tem motivado o estabelecimento de novas empresas estrangeiras por aqui.”
Gustavo cita entre essas novas áreas promissoras a produção de insumos ligados à biotecnologia para o setor agro, além do setor marítimo e aduaneiro, que está entre as áreas de maior movimentação do escritório desde o seu início.
Devido ao relacionamento internacional constante por parte dos nossos advogados, é natural surgirem episódios memoráveis e que refletem diferentes realidades culturais.
Uma das situações que chamou a atenção recentemente foi o caso de uma empresa brasileira que fez uma parceria com o governo do Sudão para fomentar o cultivo de algodão naquele país. Apresentou o know-how de cultivo da fibra, permitindo que a tecnologia brasileira implantasse a cultura do algodão naquele país africano, de onde ele se expandiu para outras regiões. “A Andersen Ballão Advocacia atuou no desfazimento da joint venture”, relembra o sócio André Bettega D´Ávila, coordenador do Departamento de Contencioso e Arbitragem da ABA.
Outras situações exigem expertise em litígios. Por exemplo, uma empresa da região metropolitana de Curitiba (PR) comprou uma carga de hibisco da Nigéria, mas o produto chegou fora da qualidade necessária – o processo ainda corre no exterior para exigir o ressarcimento.
Além das atividades tradicionais com o continente asiático, europeu e americano e dos exemplos africanos citados, a ABA também orientou um investidor da Oceania que vendia artigos elétricos para o Brasil. “Quando o empresário decidiu criar uma subsidiária, acabou se transferindo para o Brasil e o foco da nossa consultoria jurídica também englobou a área imobiliária. Felizmente, nossos times têm essa capacitação múltipla, que possibilita atender o cliente em todas as suas necessidades”, explica André Bettega D’Ávila.
Historicamente, a ABA tem seu DNA muito associado ao direito internacional. Prova disso foi o acompanhamento do processo de internacionalização de empresas alemãs que chegaram ao Brasil nas décadas de 1990 e 2000 para atender o setor automotivo.
Recentemente, o escritório também garantiu atuação ágil nos protestos de caminhoneiros registrados em novembro de 2022, quando foi possível obter interditos proibitórios para que executivos tivessem o acesso às suas plantas industriais. “Outro exemplo foi a notificação de armadores no Porto de Paranaguá para evitar a cobrança pelo atraso no embarque de soja, visto que se tratou de situação fora do controle do cliente”, esclarece o sócio.
Acompanhe nossas redes para conhecer outras novidades jurídicas e um pouco mais sobre nossa história!
Leia mais novidades jurídicas aqui
Matérias Relacionadas
Nota | Andersen Ballão Advocacia anuncia nova sócia-coordenadora do departamento…
A Andersen Ballão Advocacia nomeou Cecília Rorato Natucci como nova sócia-coordenadora do Departamento Corporativo. Com uma trajetória iniciada como estagiária em 2014 e um retorno…
Leia maisAdvogada da ABA participa do lançamento de guia prático para…
Saiba mais sobre as técnicas envolvidas no direito internacional Com o objetivo de estar sempre atualizados e auxiliar o mercado no avanço da prática jurídica,…
Leia maisTaxa Siscomex é alterada a partir de junho
Saiba como proceder com relação às mudanças tributárias no comércio exterior Com a publicação pelo Ministério da Economia da Portaria nº 4.131/2021, ficam alterados…
Leia mais