Participação em licitações exige precisão e transparência
Publicado em 08/01/2020
Mercado de aquisição de bens e serviços pelo Poder Público continua envolvendo grande volume de demanda
Apesar da crise política e econômica instalada nas várias esferas do Poder Público, o Governo ainda é o maior consumidor de bens e serviços na economia brasileira. Afinal, é função do Estado garantir infraestrutura básica à população, a fim de proporcionar os serviços essenciais como saúde, transporte, segurança e habitação.
A participação nesse mercado, através de licitações gera dúvidas e exige atenção por parte das empresas participantes, que precisam de uma gestão profissional e ética nesse mercado, a fim de evitar prejuízos. Não é para menos – diariamente temos notícia de diversos escândalos de corrupção envolvendo contratos públicos, que poderiam ter sido evitados com a prevenção adequada.
A Andersen Ballão Advocacia presta serviços jurídicos nesse ramo do direito de forma multidisciplinar, especialmente através de seu Departamento de Direito Público e de seu Departamento Societário, além da colaboração de demais especialistas em temas específicos.
Para o advogado Rafael Ferreira Filippin, coordenador do Departamento de Direito Público da Andersen Ballão Advocacia, as diversas modalidades de contratação possíveis, o número de documentos exigidos, experiência a ser demonstrada, cartas comprobatórias, certidões, entre outras exigências, tornam indispensável a atuação de uma assessoria jurídica especializada. “A empresa participante precisa cumprir as exigências com precisão, por isso a assessoria jurídica deve ser ágil e preventiva, além desconhecer bem a operação e estrutura do cliente, afinal os prazos costumam ser extremamente curtos”, alerta Filippin.
Além de atuar na fase inicial dos procedimentos, a ABA também atua na elaboração das manifestações dos clientes ao longo dos processos administrativos, incluindo pedidos de esclarecimentos, a impugnação de itens do Edital e a elaboração de recursos. Quando necessário, o escritório atua também junto ao Poder Judiciário e ao Tribunal de Contas, por meio das medidas necessárias à proteção dos direitos do cliente.
Wilson J. Spinelli Andersen Ballão, coordenador do Departamento Societário do escritório, destaca que a atuação nesse mercado de compras públicas ainda exige adequações e respeito às normas de compliance, bem como garantias de transparência e ética no processo licitatório. “Sabemos que as licitações são importantes para o desenvolvimento social e econômico do país e atuamos para que nossos clientes possam participar desses processos de forma eficiente e dentro de todos os requisitos legais”, finaliza Ballão.
Artigos Relacionados
Expectativas e definições para o cenário tributário em…
O ano de 2024 foi marcado por alterações substanciais no cenário tributário brasileiro, cujos efeitos se estenderão para 2025. Dentre essas mudanças, destacam-se a reoneração…
Leia maisProjeto de coleta de íris do criador do…
Nas últimas semanas, uma série de vídeos viralizou nas redes sociais, mostrando o processo de como as pessoas recebiam dinheiro ao “vender” a íris de…
Leia maisCláusula shotgun e sua eficiência para conflitos societários
No âmbito societário, é comum que surjam divergências de opiniões ou interesses entre os sócios, muitas vezes relacionadas à capacidade financeira de cada qual. Eventuais…
Leia mais