Nota | Canadá adota a Apostila de Haia a partir de 2024
Publicado em 30/11/2023
Conforme nota do governo canadense, o país aderiu formalmente à Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, também conhecida como “Convenção da Apostila de Haia”.
A Apostila de Haia é uma certificação padronizada de autenticidade e origem de documentos, que permite que se assegure a validade de documentos emitidos no exterior. Nesse sentido, documentos canadenses, como, por exemplo, certidões de nascimento, certidões de casamento, extratos de registro comercial de empresas e procurações, dentre outros, poderão ser apostilados, ou seja, certificados com a Apostila de Haia.
A Apostila será aceita em qualquer um dos países partes da Convenção, facilitando os trâmites de legalização de documentos, que se tornam mais econômico e simplificados, uma vez que se elimina a necessidade de legalização consular, atualmente exigida para a confirmação da autenticidade de documentos canadenses.
A Apostila de Haia será efetivamente adotada pelo Canadá a partir de 11 de janeiro de 2024. Até lá, a autenticação de documentos canadenses dependerá da respectiva “consularização”.
Artigos Relacionados
Corte permanente de arbitragem no Brasil
A arbitragem, embora prevista na legislação brasileira há séculos, só ganhou tração nos últimos 25 anos. O principal entrave à sua popularização era a exigência…
Leia maisDeclaração de IR gera alerta para contribuintes com…
O início do prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física do exercício de 2025 reacende o sinal de alerta para…
Leia maisANPD em movimento: fiscalização em redes de farmácias…
Desde a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), muito se especulou sobre a atuação mais incisiva da Autoridade Nacional de…
Leia mais