Imigrantes interessados na nacionalidade brasileira podem inscrever-se no CELPE-Bras, exame de proficiência em português
Publicado em 01/08/2022
Teste realizado pelo governo brasileiro é a forma mais adequada de comprovar o domínio do idioma, requisito para a naturalização
Imigrantes em busca da naturalização brasileira precisam comprovar capacidade de comunicação em língua portuguesa, mas as normas que disciplinam o processo de naturalização têm se tornado cada vez mais exigentes quanto à documentação relacionada.
Dentre os documentos aceitos, encontra-se o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras), exame oficial aplicado semestralmente no Brasil e no exterior pelo INEP, com apoio do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As inscrições para a realização do exame, no segundo semestre de 2022, já estão abertas e se estendem até o dia 6 de agosto.
As provas são realizadas em postos aplicadores, como universidades, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, entre outros. A advogada Michele Hastreiter, do Departamento Migratório da Andersen Ballão Advocacia, explica que essa é a forma mais indicada de buscar a comprovação do domínio do idioma: “Por ser um exame oficial, aplicado pelo governo brasileiro, o imigrante aprovado na prova tem a garantia de que o requisito para a obtenção da nacionalidade brasileira estará preenchido adequadamente”.
Além disso, para solicitar a nacionalidade brasileira, o imigrante deve comprovar sua capacidade civil e quatro anos de residência regular, contínua e ininterrupta no país, além da ausência de antecedentes criminais, tanto em seu país de origem como em território nacional.
SERVIÇO
Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras)
Inscrições até 6 de agosto.
Matérias Relacionadas
Tema Repetitivo 929 do STJ: o consumidor deve provar má-fé…
Precedente qualificado do tribunal alerta empresas sobre adoção medidas preventivas contra erros que possam gerar prejuízos financeiros e litígios Cobranças indevidas ocorrem por uma…
Leia maisNewsletters e informes da ABA: mais de uma década de…
De 2013 a 2024, ultrapassamos 140 edições da nossa newsletter mensal, além de dispararmos neste ano 46 informes extraordinários sobre novidades legais de impacto para…
Leia maisCampanha apadrinha e presenteia crianças em situação de vulnerabilidade
ABA une forças com os institutos Princesa Benedikte e Casa da Mãe Joana para proporcionar um Natal Solidário a 650 meninos e meninas Neste…
Leia mais