Andersen Ballão propaga a arte paranaense
Publicado em 07/01/2020
Telas de Alfredo Andersen que decoram o escritório compõem exposição em homenagem ao artista no Rio de Janeiro e em Santa Catarina
Quem visita o escritório Andersen Ballão Advocacia percebe logo de início a valorização das artes plásticas na decoração dos ambientes. Entre as obras expostas nas diversas salas da ABA, sempre receberam especial destaque as telas do artista norueguês Alfredo Andersen. O pai do impressionismo brasileiro é também bisavô do sócio-fundador do escritório, Wilson José Andersen Ballão. Reconhecidos por sua importância história, em outubro os quadros do escritório foram emprestados para compor uma rica exposição que tem viajado o Brasil.
Ao todo, são 55 telas de Alfredo Andersen cedidas por seis colecionadores e oito instituições para formar a exposição “Andersen volta ao Rio” (que ficou em cartaz no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro até 6 de outubro e que seguiu para Florianópolis no dia 14). O escritório Andersen Ballão emprestou para a mostra obras importantes, como “Paisagem de Kristiansand” (um retrato da terra natal do artista), ”Queimada” (paisagem típica brasileira de 1904) e “Gloriosos Campos” (de 1923).
A iniciativa das exposições itinerantes veio da Sociedade dos Amigos Alfredo Andersen, entidade da qual Wilson José Andersen Ballão é fundador e atual presidente. A ação também conta com a parceria do Consulado Geral da Noruega e do Museu Alfredo Andersen. A mostra tem a curadoria da artista plástica Amarílis Puppi.
Alfredo Andersen foi responsável pela formação de uma geração de pintores brasileiros entre 1892 e 1935. Retratou com singularidade melancólica personalidades, paisagens e cenas do cotidiano local afetado pela luminosidade das terras tropicais. “Trata-se de um artista que nos legou obras que transcendem fronteiras. A exposição das obras de Andersen pelo Brasil propicia a visão da importância desse artista para a formação da cultura estética pátria”, destaca Amarílis.
Serviço
Exposição Andersen em Florianópolis
Local: Museu de Arte de Santa Catarina
Endereço: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Florianópolis
Período: de 14 de outubro a 1º de dezembro
Custo: entrada franca.
Mais informações: (48) 3953-2322
Matérias Relacionadas
Tema Repetitivo 929 do STJ: o consumidor deve provar má-fé…
Precedente qualificado do tribunal alerta empresas sobre adoção medidas preventivas contra erros que possam gerar prejuízos financeiros e litígios Cobranças indevidas ocorrem por uma…
Leia maisNewsletters e informes da ABA: mais de uma década de…
De 2013 a 2024, ultrapassamos 140 edições da nossa newsletter mensal, além de dispararmos neste ano 46 informes extraordinários sobre novidades legais de impacto para…
Leia maisCampanha apadrinha e presenteia crianças em situação de vulnerabilidade
ABA une forças com os institutos Princesa Benedikte e Casa da Mãe Joana para proporcionar um Natal Solidário a 650 meninos e meninas Neste…
Leia mais