Construtora brasileira adquiriu empresa chilena com orientação jurídica dos advogados da Andersen Ballão Advocacia em 2009
De janeiro a maio de 2009, a ABA prestou assessoria jurídica à construtora Plaenge na abertura de suas operações no Chile, trabalho de alta complexidade que exigiu muita pesquisa e negociação. Neste momento em que a empresa completa dez anos de presença no país latino-americano, a ABA gostaria de relembrar esse importante trabalho.
A entrada da Plaenge no Chile envolveu a aquisição da participação majoritária de uma empresa local. “Atuamos em conjunto com um escritório chileno para acompanhar o processo de due diligence da empresa alvo, constituir uma holding da Plaenge no Chile e definir as condições da compra da participação e das relações futuras com os demais sócios locais”, explica o sócio-coordenador do Departamento Corporativo da ABA, Eduardo Teixeira Silveira, que comandou a operação.
Foi uma negociação trabalhosa, que exigiu elaborar todas as condições do contrato de aquisição e um acordo de acionistas com os minoritários. Por fim, a Plaenge adquiriu a participação remanescente dos demais sócios e passou a controlar integralmente suas operações no Chile, onde vem atuando com sucesso há 10 anos.