Leilão de Imóveis: a importância de uma assessoria especializada - Andersen Ballão Advocacia

Artigos e Publicações

Leilão de Imóveis: a importância de uma assessoria especializada

Leilão de Imóveis: a importância de uma assessoria especializada

Publicado em 07/01/2020

Advogado fala sobre vantagens e cuidados com essa modalidade de negócio

Um investimento que pode ser lucrativo e que cresce a cada dia no mercado brasileiro é o leilão de imóveis. Na grande maioria dos casos, os investidores chegam a comprar o bem por um valor 40% abaixo do valor de mercado, já pensando no lucro com a revenda. Mas quem está interessado nesse tipo de operação deve antes analisar alguns pontos, como explica Hélio Carlos Kozlowski, advogado e sócio do Departamento de Contencioso e Arbitragem da Andersen Ballão Advocacia.

Imóveis podem ir a leilão por vários motivos, sendo o principal a quitação de dívidas. Então, a primeira coisa a ser feita, segundo o advogado, é procurar a consultoria de um especialista no assunto, o que irá facilitar o processo e garantir que o negócio seja bem-sucedido. “É importante que a pessoa procure um advogado da área. É ele quem vai analisar todos os documentos e identificar possíveis problemas com o bem, além de cuidar das medidas judiciais necessárias para que a aquisição ocorra sem maiores problemas. O mercado é atraente, e vem ganhando espaço, mas, como todo investimento, pode trazer riscos e prejuízos. Fique atento”, alerta.

Após a escolha do imóvel pretendido, é preciso que o advogado cheque todas as informações do bem de interesse. Alguns editais costumam listar muitos dados, que devem ser considerados antes de se dar um lance. Após a conferência, Kozlowski sugere que o investidor, na medida do possível, visite o imóvel, para evitar possíveis fraudes e dissabores.

Feita a aquisição, o processo ainda não está finalizado: existem algumas taxas que devem ser pagas pelo comprador para que o negócio seja encerrado adequadamente. “Quando arrematamos um imóvel em leilão, além do valor do produto é cobrada uma taxa de 5% referente aos serviços do leiloeiro, bem como impostos e taxa de registro”, finaliza o advogado.

Matérias Relacionadas

Tema Repetitivo 929 do STJ: o consumidor deve provar má-fé…

Precedente qualificado do tribunal alerta empresas sobre adoção medidas preventivas contra erros que possam gerar prejuízos financeiros e litígios   Cobranças indevidas ocorrem por uma…

Leia mais
De 2013 a 2024, ultrapassamos 140 edições da nossa newsletter mensal

Newsletters e informes da ABA: mais de uma década de…

De 2013 a 2024, ultrapassamos 140 edições da nossa newsletter mensal, além de dispararmos neste ano 46 informes extraordinários sobre novidades legais de impacto para…

Leia mais
Campanha do Instituto Casa da Mãe Joana, apoiada pela ABA, impactou 650 crianças

Campanha apadrinha e presenteia crianças em situação de vulnerabilidade

ABA une forças com os institutos Princesa Benedikte e Casa da Mãe Joana para proporcionar um Natal Solidário a 650 meninos e meninas   Neste…

Leia mais